Barreiro apresenta plantel para 2012/13

 
Emblema histórico do futebol terceirense, o Sport Clube Barreiro está de regresso ao Campeonato Nacional da Terceira Divisão - Série Açores, tendo como meta pré-definida a almejada permanência, apostando, para tal, num plantel jovem e ambicioso, 100% "made in ilhas de bruma".
Embora a época já tenha começado em termos oficiais com a disputa da primeira eliminatória da Taça de Portugal (em que o Barreiro afastou o Moura), só esta noite é que o grémio da freguesia do Porto Judeu apresenta oficialmente o grupo de trabalho, cerimónia que decorre, a partir das 21:00, na sede da coletividade.
Conquanto seja um dado adquirido que o plantel apenas comportará jogadores açorianos, com especial ênfase no aproveitamento dos escalões jovens do clube, DI sabe que existe a forte possibilidade de a direção do Barreiro oferecer uma prenda de última hora (leia-se reforço) ao treinador Hildeberto Borges, quiçá, uma mais-valia para um grupo talentoso, é verdade, mas inexperiente nestas andanças.
Para já, o timoneiro do sucesso encara o retorno à grande montra do futebol ilhéu com a devida confiança, embora espere que a experiência anterior tenha servido de lição.
"Temos de encarar este regresso à Série Açores de forma diferente de outras épocas. Sabemos a realidade que vamos ter pela frente e sabemos, também, que não irá ser fácil. No entanto, sendo esta a terceira vez que atingimos a Terceira Divisão, desta feita queremos garantir a manutenção. É com este intuito que vamos lutar em cada jogo. O nosso grande objetivo é tentar estabilizar o Barreiro na Série Açores", afirma, a propósito, Hildeberto Borges.

"Penso que a última participação da equipa na Série Açores é um bom ponto de partida para encararmos a presente época. Acima de tudo, é necessário superar com maior sucesso o início da competição, pois, nessa última presença nos nacionais, só na parte final do campeonato é que a equipa começou a estar mais entrosada com a realidade competitiva em que estava inserida. Entrar a vencer pode significar uma injeção importante de moral, catapultando a equipa para uma 'boa primeira parte', digamos assim. Seremos, em qualquer circunstância, uma equipa sobremaneira ambiciosa e empenhada em ficar na Série Açores", acrescenta.
O treinador do campeão em título da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo enaltece a qualidade do naipe de atletas ao seu dispor, mas, ao mesmo tempo, alerta para as dificuldades.
"Possuímos um plantel jovem, mas com qualidade e com alguns elementos que já competiram na Série Açores, embora a base da equipa se mantenha idêntica à da época passada. Acima de tudo, a nossa aposta passa pelo coletivo, tentando formar um grupo forte, coeso e personalizado. É crucial que isto aconteça para que as dificuldades possam ser superadas", remata.