Hildeberto Borges em entrevista ao Diário Insular [29 de Agosto de 2012]


Como é que o Barreiro encara o regresso ao futebol de índole nacional, através da Série Açores da Terceira Divisão?

Temos de encarar este regresso à Série Açores de forma diferente de outras épocas. Sabemos a realidade que vamos ter pela frente e sabemos, também, que não irá ser fácil. No entanto, sendo esta a terceira vez que atingimos a Terceira Divisão, desta feita queremos garantir a manutenção. É com este intuito que vamos lutar em cada jogo. O nosso grande objetivo é tentar estabilizar o Barreiro na Série Açores.

Levando em linha de conta, por exemplo, a mais recente passagem pela Série Açores, o que é que terá de mudar para que o desiderato seja concretizado?
Penso que a última participação da equipa na Série Açores é um bom ponto de partida para encararmos a presente época. Acima de tudo, é necessário superar com maior sucesso o início da competição, pois, nessa última presença nos nacionais, só na parte final do campeonato é que a equipa começou a estar mais entrosada com a realidade competitiva em que estava inserida. Entrar a vencer pode significar uma injeção importante de moral, catapultando a equipa para uma 'boa primeira parte', digamos assim. Seremos, em qualquer circunstância, uma equipa sobremaneira ambiciosa, empenhada em ficar na Série Açores.
 
O plantel oferece-lhe as condições necessárias para consumar a almejada manutenção?

Possuímos um plantel jovem, mas com qualidade e com alguns elementos que já competiram na Série Açores, embora a base da equipa se mantenha idêntica à da época passada. Acima de tudo, a nossa aposta passa pelo coletivo, tentando formar um grupo forte, coeso e personalizado. É crucial que isto aconteça para que as dificuldades possam ser superadas.
 
O grupo de trabalho para a temporada que se avizinha está totalmente definido?

O plantel está praticamente fechado, apesar de existirem uma ou duas vagas em aberto, especialmente no setor defensivo. Sabemos com quem contamos e, claro, sabemos que realidade vamos encontrar. Sabemos, também, que temos valor e a sorte é também um dado que entra nessa equação. As indicações têm sido muito boas, nomeadamente a vitória ante o Moura para a Taça de Portugal. Os jogadores, até por serem jovens, têm demonstrado vontade de aprender e revelam uma grande predisposição para o trabalho. Estar de corpo e alma no Barreiro é decisivo. Vamos enfrentar imensas dificuldades e temos de encará-las de frente. Apesar de ser um campeonato com um andamento superior às provas do regional, espero alcançar o objetivo previamente delineado. No entanto, uma eventual descida nunca irá colocar em causa o projeto do Barreiro. Vamos dar o nosso melhor para que o clube possa, pela primeira vez, garantir a manutenção. Todos vão querer dar o máximo e o Barreiro não vai fugir à regra. Teremos uma época bastante competitiva e, neste contexto, só com um insuperável espírito de união será possível levar a nau a bom porto.