Associações mudam as regras

Angra do Heroísmo e Horta votaram a favor da permanência das equipas em lugares de descida na série Açores de futebol. O mérito desportivo passou para segundo plano. Equipas como o Flamengos e Marítimo podem ser beneficiadas duas vezes.
 
As associações de futebol de Angra do Heroísmo e Horta aprovaram por maioria (vota contra de Ponta Delgada) a permanência das equipas que ocupam lugares de descida na transição da atual série Açores da III divisão para o próximo campeonato de futebol dos Açores.

Habitualmente, qualquer compensação era feita por rotatividade entre as três associações e permitia a subida do segundo classificado do campeonato, como de resto sucedeu com Flamengos e Marítimo que foram promovidos pela via administrativa para os lugares de Madalena e Boavista que desistiram da participação na série Açores.

Só que a partir da temporada 2013/14 e com aplicação no novo campeonato de futebol dos Açores, prova que substitui a série regional da III divisão nacional, as compensações serão feitas pela manutenção de quem ocupar uma posição de despromoção. Ou seja, somente o último classificado poderá ser relegado para as provas de ilha.

O futuro campeonato de futebol dos Açores será composto por dez equipas. No final da temporada em curso sobem os dois primeiros à II divisão e desceriam os três últimos, o que deixaria a prova com cinco emblemas inscritos. Subindo os três campeões das associações, o número aumentaria para oito e seriam repescados dois segundos classificados para completar a prova.

Só que em vez de repescar (isto partindo do pressuposto que Operário e Lusitânia se mantêm na II divisão) como foi feito em edições anteriores, a alteração à regra da rotatividade valoriza a manutenção do oitavo e nono classificados, descendo apenas o último. Se uma das formações açorianas que compete na II divisão for despromovida, cai o nono posicionado da série Açores para o regional. Só se descerem as duas é que os três últimos são relegados para o escalão abaixo.

Aplicando a classificação atual nos dois campeonatos o Lusitânia seria relegado para o próximo campeonato de futebol dos Açores e o Vitória não desceria aos regionais. Ou seja, o Marítimo e o Flamengos que subiram pela via administrativa, poderão ainda evitar a descida na secretaria e serem beneficiados duas vezes na mesma temporada.

Acácio Mateus | RTP Açores