Festa branca de mão cheia num jogo... vermelho

O primeiro quarto de hora de jogo foi inteiramente da responsabilidade atacante do Barreiro. A fazer a despedida da época em casa, o onze de Hildeberto Borges criou quatro boas situações para marcar, as melhores por parte de Ivo. Aos 11 minutos, o avançado falhou um golo feito e, aos 14, foi Celso a fazer a defesa da tarde,
O conjunto do Porto Judeu surgiu em campo com José Isidro ao lado de Araújo na defesa, cabendo as laterais a André e David. Com Jorge e Ruben nas zonas de segurança a meio-campo, Chibante colocou-se nas costas de Ivo, ficando o jogo exterior a cargo de Larika e Lhuka.
O Guadalupe apresentou-se com a base do triângulo central mais adiantada, ficando o vértice recuado sob a vigilância de José Silva. No primeiro remate que fez, a turma da Graciosa chegou ao golo: livre batido precisamente por José Silva e Cannigia, no coração da grande-área, a cabecear sem hipóteses para o guardião Rui.
O Barreiro perdeu clarividência após estar em desvantagem. Ivo passou a procurar terrenos mais recuados, com Larika por vezes a derivar para o espaço central do ataque. A verdade é que a equipa abrandou a presença nessa zona do campo, com o técnico da casa a mandar aquecer o avançado Miranda, que entrou ainda antes do intervalo.
Mudança de atitude quebrada por... Ruben, que viu o vermelho direto aos 39 minutos. O Barreiro saía em dificuldades para os balneários e o Guadalupe, mesmo sem explanar o processo ofensivo com desenvoltura e regularidade, passava a gozar de maior conforto nas trocas e nas disputas de bola.
MAIS VERMELHOS...
Antes das coisas ficarem ainda mais complicadas para o Barreiro, dois lances de perigo para cada lado. Primeiro Ivo enviou a redondinha às malhas laterais e, na resposta, o Guadalupe assustou de contra-ataque. Logo depois, Larika ficou perto do empate e José Silva não ampliou porque acertou no poste. Jogo sempre vivo, mas nem sempre com boas notas do ponto de vista técnico. Neste aspeto, melhor o Barreiro.
O jogo complicava-se depois da primeira dezena de minutos na segunda-parte. O lateral André vê o segundo amarelo e o consequente vermelho. Quase de imediato, cruzamento da esquerda e Cannigia, ao segundo poste, sem dificuldade para consumar o 2-0 para a equipa da ilha branca.
O encontro ficou muito desequilibrado, mesmo com um falhanço incrível de Ivo, na cara do golo. Caniggia fez o hat-trick já aos 81 minutos. João Silva e Cláudio Silva confirmaram a goleada. Pelo meio... terceira expulsão, agora para José Isidro.
Jogo aparentemente calmo, mas trabalho atribulado para David Rodrigues. Se é verdade que errou algumas vezes, também é certo que não tem responsabilidades nas imprudências alheias. O vermelho direto a Ruben foi por indicação do assistente Rodrigo Pereira: ficam por conhecer os motivos. O Barreiro reclamou duas grandes-penalidades: mesmo de longe, parece-nos que o árbitro tem razão.

Liga Meo Açores | 9ª Jornada (2ª Fase)
 
Campo de Jogos do Barreiro
Árbitro: David Rodrigues (A.F.A.H.).
Assistentes: Gonçalo Silveira e Rodrigo Pereira.
 
Ao intervalo:
0-1
 
Barreiro 0
Rui
André
José Isidro (cap.)
Araújo
David
Ruben
Larika
Jorge
(Vasco, 75m)
Chibante
(Célio, 59m)
Lhuka
(Miranda, 37m)
Ivo
 
Não utilizados
Fanika, Nelson, Duarte e Vargas
 
Treinador
Hildeberto Borges
 
Guadalupe 5
Celso
Fábio
(Duarte, 80m)
Abdolaye
Seninho (cap.)
Salema
Zazá
João Silva
José Silva
Dieng
(Cláudio Melo, 89m)
Caniggia
Rui Costa
(Flávio Silva, 58m)
 
Treinador
Jimmy Cunha
 
Disciplina | Cartão amarelo para Rui Costa (21m), André (21m e 56m), Miranda (57m), José Isidro (57m e 83m), Dieng (73m) e João Silva (88m). Vermelhos, por acumulação, para André (56m) e José Isidro (83m). Vermelho direto para Ruben (39m).
Marcadores | Caniggia (16m, 64m e 81m), João Silva (88m) e Cláudio Melo (90m).