Hildeberto critica assédio

 
Alguns jogadores do Barreiro estão a ser assediados por outros clubes, revela Hildeberto Vieira, lamentando esta desestabilização a meio da época. O técnico deixa altos elogios à prestação da equipa.
 
Alguns jovens jogadores do Sport Clube Barreiro podem já estar comprometidos com outros clubes para a próxima temporada. A preocupação foi deixada por Hildeberto Vieira, treinador da turma do Porto Judeu, em declarações ao DI, mostrando alguma indignação por esta abordagem acontecer quando a época ainda decorre. Segundo o técnico, dois ou três atletas terão sido assediados por alguns emblemas locais, embora afiance que este dado não irá mudar a mentalidade da equipa para a segunda fase da Série Açores de futebol.
"Penso que não é correto estar-se a pressionar os jogadores com a época ainda a decorrer, especialmente porque estamos a falar de jovens. Ainda faltam 10 jornadas para se completar o campeonato, estão 30 pontos em jogo e estamos a discutir a manutenção na Série Açores. Pelo menos três jogadores foram contactados numa altura que, volto a repetir, penso não ser a mais correta", reforça Hildeberto Vieira
O constante diálogo com os jogadores tem sido a forma encontrada para manter os níveis de concentração, explica o treinador do Barreiro, mesmo admitindo que os atletas têm direito de encontrar melhores mais-valias para as suas carreiras. Mesmo assim, acredita que este assédio não irá condicionar a prestação do conjunto. "Temos um grupo muito trabalhador, unido e humilde, que vai certamente continuar, como até aqui, a dar uma resposta altamente positiva no que resta do campeonato", afiança.
 
Comportamento excelente
 
O sexto lugar do Barreiro no final da primeira fase da Série Açores, com 20 pontos, 10 atrás do Santiago e dois à frente do Prainha, é motivo de orgulho para Hildeberto Vieira. O técnico deixa rasgados elogios à prestação do coletivo do Porto Judeu e sublinha que, não fosse a imaturidade revelada durante a primeira volta, a equipa poderia ter somado mais alguns triunfos.
Além de dois empates, o Barreiro conquistou seis vitórias nesta fase, quatro das quais na segunda volta. De acordo com Hildeberto Vieira, as primeiras jornadas serviram de aprendizagem. "Tivemos naturais dificuldades no arranque da época, pois o grupo é composto por jogadores muito jovens e inexperientes, mas que foram amadurecendo com os jogos. A imaturidade foi um handicap, mas a segunda volta foi, simplesmente, excelente", atira.
"Plantel unido, grupo de trabalho homogéneo e com elementos de muito valor" têm sido as principais armas para que o Barreiro esteja a realizar a melhor campanha de sempre na Série Açores, embora Hildeberto Vieira também entenda que o próprio treinador está num processo de crescimento e de aprendizagem num nível competitivo mais elevado.
"Penso que o Barreiro tem sido uma boa surpresa. Gosto que a equipa pratique bom futebol e temos tentado colocar em prática a qualidade. Mesmo percebendo que os três pontos são importantes, nunca descuramos o espetáculo. No fundo, fazemos o possível para juntar o útil ao agradável", sublinha o treinador dos encarnados.
Hildeberto Vieira mostra-se agradado com o nível da Série Açores, elogiando a qualidade individual de alguns jogadores. Apesar do sexto lugar, afirma que o Barreiro poderia ter somado "mais nove ou 10 pontos", especialmente em alguns jogos dentro de portas, mesmo levando em consideração que a formação do Porto Judeu tem atuado em casa emprestada. "Jogar no nosso campo seria outra mais-valia", refere.
A toada exibida até ao momento vai manter-se para a segunda fase da Série Açores. "O Barreiro tem um trabalho de continuidade, que já vem de outras épocas. É um trabalho importante, sempre com o apoio da direção. Há muitos jogos pela frente e vamos lutar pelos nossos objetivos, que passam pela manutenção", conclui Hildeberto Vieira. 
 
Marco Miranda é o melhor marcador do Barreiro
 
"Podemos discutir todos os resultados"
 
Marco Miranda tem sido a principal figura do Sport Clube Barreiro na presente edição da Série Açores de futebol, a última enquanto parte integrante do nacional da terceira divisão. O avançado, natural do Porto Judeu, depois de ter prosseguido o seu processo de formação desportiva no Lusitânia, voltou a casa e ao clube onde deu os primeiros pontapés na bola. Ajudou o grupo orientando por Hildeberto Vieira a subir de divisão e, finda a primeira fase do campeonato, é o melhor marcador da equipa, com oito golos apontados.
O sexto lugar do Sport Clube Barreiro na Série Açores de futebol à entrada para a segunda fase da prova, com 20 pontos, menos 10 do que o Santiago e mais dois do que o Prainha, é motivo de satisfação para Marco Miranda. A formação do Porto Judeu está muito bem encaminhada para garantir a manutenção, o principal objetivo do clube para a época em curso. A coletividade do Porto Judeu é, inclusive, o melhor ataque (23 golos) do grupo que vai lutar pela permanência, a par do Prainha.
Marco Miranda deixa fortes elogios ao coletivo, garantindo que este tem sido o principal argumento da equipa. "Na minha opinião, o Barreiro tem uma excelente equipa, com condições para discutir o resultado com qualquer adversário na Série Açores. Acredito que o Barreiro se vai manter na competição, pois temos um grande grupo, forte, unido e em que todos lutam pelo mesmo", refere o avançado. 
A nível individual, as suas prestações não têm passado despercebidas. Além dos golos, decisivos para que o clube esteja a realizar a melhor prestação de sempre neste escalão, Marco Miranda também tem exibido qualidades acima da média, cotando-se como uma das principais revelações do campeonato. Os seus anseios são os mesmos de outros jovens jogadores que olham para o futebol como um sonho. "Os meus objetivos passam por trabalhar, continuar a marcar golos e chegar mais longe", conclui.